Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

EUA falam com Nicolás Maduro há meses, mas não veem disposição para eleições

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante discurso na Assembleia Constituinte, em Caracas - Federico Parra/AFP
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante discurso na Assembleia Constituinte, em Caracas Imagem: Federico Parra/AFP

Da agência AFP, em San José (Costa Rica)

21/01/2020 16h40

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse hoje na Costa Rica que seu governo teve inúmeras conversas com o presidente venezuelano Nicolás Maduro e não viu disposição de sua parte para realizar eleições livres.

"Houve várias conversas com Nicolás Maduro nos últimos meses. Mas não houve demonstração de que ele esteja preparado para permitir eleições livres e abertas", afirmou.

Pompeo respondeu às declarações de Maduro publicadas no The Washington Post, nas quais defendia "respeito e diálogo" para resolver suas diferenças com os Estados Unidos.

Falando com o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, Pompeo insistiu que "não vimos nenhuma evidência de que Maduro esteja remotamente interessado em realizar eleições livres e justas. Ele sabe que perderia".

A situação na Venezuela e na Nicarágua ocupou grande parte das negociações entre Alvarado e Pompeo, que chegaram à Costa Rica na segunda etapa de sua turnê pela América Latina e pelo Caribe.

"As pessoas não querem que Maduro seja um tirano, ele destruiu sua economia, criou uma das maiores crises humanitárias da história da América Central e do Sul", disse o secretário de Estado dos EUA.

Pompeo começou sua turnê na Colômbia e após essa escala na Costa Rica, ele deve ir à Jamaica nesta terça-feira.

Notícias