Topo
Notícias

Angola vai promover IPO da Sonangol antes de 2022, diz ministro

21/01/2020 14h14

LONDRES (Reuters) - O governo de Angola vai iniciar o processo de listagem de 30% da petrolífera Sonangol nos próximos dois anos, mas não antes da empresa ser reestruturada, afirmou o ministro de recursos minerais e petróleo, Diamantino Azevedo, nesta terça-feira.

Numa primeira etapa, muitos dos negócios não essenciais da Sonangol serão marcados para privatização e depois o restante da companhia será reestruturado, disse o ministro.

"Assim que finalizarmos este processo, haverá condições para levar a Sonangol para a bolsa", afirmou Azevedo durante apresentação na instituição de estudos Chatham House.

"A Sonangol é como um polvo, está em toda a parte... há ativos em todas as partes, em Portugal, aqui, Cingapura, aviação, hoteis, resorts", disse o ministro.

Azevedo comentou que o governo angolano contratou a Deloitte para ajudar no processo.

No final de semana, o jornal português Expresso publicou que a Sonangol vai comprar a participação do grupo brasileiro de telecomunicações Oi até o fim do mês. O analista Fred Mendes, do Bradesco BBI, afirmou que a Oi deve receber 4 bilhões de reais se o negócio foi finalizado em janeiro.

(Por Noah Browning)

Notícias