Topo
Notícias

Papa homenageia pescadores que limpam o mar

18/01/2020 10h48

Cidade do Vaticano, 18 Jan 2020 (AFP) - O papa Francisco prestou uma homenagem, neste sábado (18), aos pescadores que limpam o mar, recuperando os resíduos de suas redes para reciclá-los, e estimulou que este modelo seja copiado no mundo todo.

"Gostaria de manifestar meu especial agradecimento pela limpeza dos fundos marinhos", disse o sumo pontífice aos pescadores de San Benedetto del Tronto, uma cidade do centro da Itália situada no Adriático.

"Esta iniciativa é muito importante, pela grande quantidade de resíduos, especialmente de plástico, que vocês recuperam e, acima de tudo, porque isso pode ser - e já está se tornando - um modelo reproduzível em outros regiões da Itália e no exterior", completou Francisco, ao recebê-los no Vaticano.

Estes pescadores coletam o lixo, voluntariamente, e depois separam este material para que possa ser reciclado. A cada semana, eles retiram das águas cerca de uma tonelada de lixo. Deste total, em torno de 60% é de plástico. Calcula-se que 80% dos resíduos nos oceanos sejam procedentes de terra firme, e os 20% restantes, da indústria pesqueira e da navegação.

bur-ide/bds/cls/mab/eg/tt

Notícias