Topo
Notícias

Leste da Austrália entre incêndios e enchentes

18/01/2020 09h51

Chuvas que trazem alívio para bombeiros australianos também causam inundações e novos problemas. Equipes ainda combatem em torno de 100 focos de incêndio na região. Chamas deixaram 29 mortos e 2,5 mil casas destruídas.Fortes tempestades continuam a castigar o leste da Austrália neste sábado (18/01), gerando novos problemas na região que vinha sendo devastada por incêndios florestais desde setembro do ano passado.

As chuvas trouxeram alívio para as equipes que combatem as chamas, mas também causaram enchentes repentinas e o bloqueio de estradas, enquanto bombeiros e voluntários ainda lutam contra quase 100 focos de incêndio. O fogo já deixou 29 mortos e destruiu mais de 2,5 mil casas.

Os estados de Nova Gales do Sul, Victoria e Queensland, os mais afetados pelos estragos causados pelas chamas, enfrentam agora os efeitos das fortes chuvas.

Já conhece o app da DW? Baixe aqui

Em Queensland, que em apenas três noites teve a mesma média de chuvas de um mês inteiro, algumas das principais estradas tiveram de ser fechadas neste sábado. Partes de Nova Gales do Sul tiveram cortes no fornecimento de eletricidade, após uma noite de fortes tempestades.

"A ocorrência de chuvas fortes e intensas diminuiu, mas tempestades elétricas e pancadas de chuva ainda podem ocorrer durante o fim de semana", afirmou neste sábado o Serviço de Meteorologia de Queensland, que também alertou para inundações nas estradas. A polícia do estado recebeu mais de 50 relatos de rodovias bloqueadas por enchentes repentinas.

Em Victoria, onde ainda há mais de uma dezena de focos de incêndio, o serviço meteorológico também alertou para enchentes repentinas.

Equipes de bombeiros em Nova Gales do Sul combatem 75 focos de incêndio, 25 dos quais ainda não foram contidos. Eles comemoraram a chegada das chuvas. enquanto se esforçam para tirar o maior proveito possível das tempestades.

"As chuvas continuam a cair em uma série de locais incendiados, mas a costa do sul do estado e a região ao longo da divisa ainda não viram nenhuma umidade", disse o Serviço Rural de Incêndios através do Twitter.

Segundo relatos de moradores recebidos pelas autoridades do estado, cinzas e lama de locais incendiados foram transportadas pela chuva para rios em Nova Gales do Sul e causaram a morte de "centenas de milhares de peixes".

Temores de que a fumaça dos incêndios pudessem prejudicar o torneio Australian Open de tênis, que reúne na próxima semana a elite mundial do esporte na cidade de Melbourne, diminuíram neste sábado com a melhora da qualidade do ar, que progrediu de "muito ruim" para "moderada", segundo as autoridades locais.

Apesar do alívio trazido pelas chuvas, as autoridades alertam que a ameaça dos incêndios florestais ainda está longe de ser eliminada.

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter

Notícias