Topo
Notícias

Forças pró-Haftar bloqueiam principais terminais de petróleo na Líbia

18/01/2020 11h53

Trípoli, 18 Jan 2020 (AFP) - Forças leais ao marechal Khalifa Haftar, um dos protagonistas do conflito na Líbia, bloquearam neste sábado (18) os principais terminais de petróleo do leste do país - informou a Companhia Nacional de Petróleo (NOC).

Em um comunicado, a NOC anunciou a suspensão das exportações nos portos petroleiros que são o motor da economia líbia: Brega, Ras Lanuf, Al-Sedra e Al-Hariga. Este bloqueio fará a produção nacional cair de 1,3 milhão de barris diários (mbd) para 500.000 bd, segundo a companhia.

Um grupo ligado a Haftar, homem forte do leste da Líbia, convocou ontem o bloqueio das exportações petroleiras do país, para protestar contra a intervenção turca em apoio às forças do Governo de União Nacional (GNA) reconhecido pela ONU, que Haftar enfrenta.

A NOC denunciou, então, que se tratavam de pressões com vistas a "negociações políticas", antes da conferência internacional de Berlim, que será realizada amanhã para reativar o processo de paz na Líbia.

O enviado da ONU para a Líbia, Ghasan Salame, declarou à AFP, antes do anúncio dos bloqueios, que não descartava motivações políticas com este chamado, antes da conferência de Berlim.

"Nossa linha é clara na ONU. Não se deve brincar com o petróleo, porque é o sustento dos líbios. Sem petróleo, os líbios morrem de fome", advertiu Salame.

bur-ila/tp/mar/eg/tt/lb

Notícias