Topo
Notícias

Ibovespa avança com dados da China e alta da Vale

Paulo Whitaker
Imagem: Paulo Whitaker

17/01/2020 14h15

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa registrava firme alta na manhã desta sexta-feira, refletindo o movimento de mercados no exterior, impulsionado por dados da economia chinesa e com papéis da Vale liderando as altas do índice.

Às 11:11, o Ibovespa subia 0,86 %, a 117.707,40 pontos. O volume financeiro somava 3,29 bilhões de reais.

Mercados internacionais reagiam bem a dados do crescimento econômicos da China, que registrou alta de 6,1% no ano passado, contra 6,6% em 2018. Embora ainda forte segundo padrões globais, foi a expansão mais fraca desde 1990.

Para analistas da XP Investimentos, apesar de mostrarem uma desaceleração, os dados estão em linha com as expectativas. "Considerando que o resultado é pré-acordo com os EUA, o pior parece ter ficado para trás."

Também no âmbito global, a construção de moradias nos Estados Unidos saltou para uma máxima de 13 anos em dezembro com um aumento generalizado da atividade, podendo ajudar a apoiar a maior expansão económica norte-americana já registrada.

Ainda estão no radar dos agentes do mercado, os dados de produção industrial e confiança do consumidor dos Estados Unidos, que serão divulgados durante a sessão desta sexta-feira.

DESTAQUES

- VALE ON ganhava 2,3%, exercendo forte peso no índice. Os futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram depois que a Vale interrompeu as operações em uma mina chilena.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 1%, enquanto BRADESCO PN valorizava-se 1,65%. Este ano tem se mostrado ruim para os bancos, com Itaú perdendo cerca de 6,4% em 2020 até o fechamento da véspera e Bradesco recuando 3,2% no mesmo período.

- MRV ON recuava 2%, após divulgar queda de 9,9% nas vendas do quarto trimestre de 2019, resultado apontado como fraco para analistas do BTG Pactual, apesar da alta de 6,3% nos lançamentos de imóveis residenciais.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON avançavam 0,6% e 0,7%, respectivamente, em linha com a alta dos contratos futuros do petróleo.

- BR DISTRIBUIDORA ON subia 0,5%. A empresa assinou na véspera um acordo com a Bitumina Industries, de Dubai, que estabelece exclusividade por 90 dias para a negociação da venda de 100% da Stratura Asfaltos.

Notícias