Topo
Notícias

Quer saber quais dos seus dados estão no cadastro positivo? Entidade ajuda

SMS avisa sobre cadastro positivo - Reprodução
SMS avisa sobre cadastro positivo Imagem: Reprodução
do UOL

Do UOL, em São Paulo

14/01/2020 17h15

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) disponibilizou um modelo de carta para auxiliar o consumidor a entender quais informações estão sendo utilizadas no cadastro positivo. O novo sistema, em vigor o desde sábado passado, dá notas ao consumidor com base no pagamento de contas em dia ou não, avaliando se o indivíduo é um bom pagador.

O cadastro foi criado pelas instituições financeiras com a promessa de melhorar condições de crédito e reduzir juros a consumidores considerados "bons pagadores". Os dados coletados incluem pagamento de contas como água, telefone, energia e mesmo dados de familiares próximos.

Se antes o cadastro só era disponibilizado por quem autorizasse o compartilhamento de dados com os serviços de informações de crédito, uma lei aprovada no ano passado modificou a regra. Assim, o cadastro positivo passou a ser automático para todos os brasileiros que possuem CPF.

No entanto, na visão do Idec, a dificuldade é entender como os dados podem contribuir na pontuação de cada pessoa e como serão avaliados.

O instituto elaborou, então, uma carta que pode ser enviada por qualquer consumidor para os birôs de crédito para descobrir quais tipos de informação foram coletadas: dados em redes sociais, de geolocalização ou mesmo de navegação no celular.

O documento pode ser solicitado de forma gratuita no site do Idec.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas

Notícias