Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Corbyn pede desculpas ao eleitorado após dura derrota no Reino Unido

Líder do partido trabalhista, Jeremy Corbyn  - Daniel Leal-Olivas/AFP
Líder do partido trabalhista, Jeremy Corbyn Imagem: Daniel Leal-Olivas/AFP

15/12/2019 08h55

Londres, 15 dez (EFE).- O líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbyn, pediu neste domingo desculpas ao eleitorado pela dura derrota sofrida nas eleições da última quinta-feira.

Os trabalhistas perderam 59 cadeiras na Câmara dos Comuns, o pior resultado nas urnas desde 1935, elegendo apenas 203 deputados. E ainda viu o Partido Conservador conquistar a maioria absoluta da casa.

Corbyn já havia anunciado a decisão de renunciar à liderança do Partido Trabalhista. Hoje, ele pediu que o partido passe por um "período de reflexão" e depois convoque um congresso para escolher seu sucessor no cargo.

O pedido de desculpas de Corbyn está em uma carta aberta publicada nos jornais "Sunday Mirror" e "The Observer". No texto, Corbyn lamenta que os trabalhistas tenham fracassado no objetivo de tentar chegar ao governo outra vez e assume a responsabilidade pela derrota.

"Não farei nenhum comentário ao respeito. Esse resultado foi um duro golpe para todos os que tão desesperadamente precisam de uma mudança real em nosso país", afirmou.

Lições da derrota

Corbyn se mostrou disposto a recuperar a confiança de eleitores de tradicionais redutos trabalhistas no norte da Inglaterra e no País de Gales que desta vez votaram no partido de Johnson. Em parte, isso ocorreu pelo desejo da população de ver a saída da União Europeia (EU) concretizada.

"Aprenderemos as lições desta derrota, sobretudo ouvindo os eleitores trabalhistas durante toda a vida que perdemos nas comunidades da classe trabalhadora", escreveu Corbyn.

Ao menos 24 circunscrições tradicionalmente trabalhistas optaram pelos conservadores pela primeira vez em quase um século.

Apesar disso, Corbyn insistiu na tese de que as políticas propostas por ele na campanha eleitoral foram recebidas de forma positiva e contribuíram para estabelecer os termos do debate na campanha.

"Não há dúvida de que nossas políticas são populares, desde a propriedade pública das ferrovias e dos serviços públicos-chave até um programa massivo de construção de casas e um aumento salarial para milhões. A pergunta é como poderemos ter sucesso no futuro onde não tivemos desta vez", afirmou.

Guinada Centrista

Com a pior derrota em décadas, os trabalhistas se veem obrigados a repensar a estratégia adotada durante a campanha e se manter como o principal partido de oposição do Reino Unido. O desafio será eleger um líder que possa unir as diferentes alas da legenda, dividida pelas discordâncias em relação ao Brexit.

Os trabalhistas debatem se devem escolher um integrante da corrente de Corbyn, que defende uma maior participação do Estado nos serviços oferecidos à população, ou guinar para o centro, mudança que visaria recuperar o eleitorado mais moderado.

Notícias