Topo
Notícias

Unesco exclui carnaval belga de sua lista por antissemitismo

14/12/2019 13h13

Festa da cidade de Aalst, na Bélgica, retirada da lista do Patrimônio Imaterial da Humanidade, após Unesco advertir contra carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. Prefeito nacionalista defende "humor".O Carnaval da cidade belga de Aalst foi removido da lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, durante reunião da Unesco nesta sexta-feira, (13/12) em Bogotá. A organização decidiu que o desfile é antissemita, por incluir um carro alegórico com estereotípicas caricaturas de judeus ortodoxos, de nariz aquilino e sentados sobre sacos de dinheiro.

"Eles podem continuar a realizar a festa, não nos opomos a isso", declarou Ernesto Ottone, diretor-geral assistente da Unesco para Cultura. "O que não queremos é a marca da Unesco que [para alguns] pode ser humor, mas para nós é zombaria de certas comunidades."

Ottone confirmou que, em carnavais anteriores, as autoridades da localidade na província de Flandres Oriental foram advertidas diversas vezes sobre o simbolismo antissemita, mas não tomaram medidas que "estabelecessem um limite" sobre que alegorias seriam aceitáveis.

Grupos judaicos descreveram o carro como antissemita, e a União Europeia também condenou o desfile, classificando-a como reminiscente do tipo de caricaturas disseminadas na Alemanha nazista na década de 1930.

No início de dezembro, o prefeito de Aalst, Christoph D'Haese, declarou que as autoridades locais não mais desejavam designação pela Unesco. Segundo o político da Nova Aliança Flamenga, nacionalista e conservadora, o desfile é "humorístico".

"Não somos nem antissemitas, nem racistas", declarou D'Haese à agência de notícias Belga. "Todos que apoiam isso estão agindo de má fé. Aalst permanecerá sempre a capital da zombaria e da sátira."

Além de designar monumentos arquitetônicos ou naturais como patrimônio da humanidade a ser preservado, a Unesco também protege costumes e tradições em todo o mundo. De sua lista de bens culturais imateriais constam cinco do Brasil: o frevo, o samba de roda da Bahia, a roda de capoeira, as expressões orais e gráficas dos índios oiampis e o círio de Nazaré.

AV/ap,afp,ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter

Notícias