Topo
Notícias

Peste suína mata mais de 27 mil porcos na Indonésia

14/12/2019 11h52

Medan, Indonésia, 14 dez 2019 (AFP) - Uma epidemia de peste suína matou mais de 27 mil porcos na Indonésia e ameaça milhares de animas, informaram as autoridades locais.

Durante três meses, milhares de porcos morreram na província de Sumatra do Norte e o ritmo da morte aumenta, segundo as informações oficiais.

"Entre 1.000 e 2.000 porcos morrem todos os dias. É um número considerável", disse nesta sexta-feira Agustia, que só tem um nome como muitos indonésios, chefe de serviços veterinários em Medan, capital da província.

Agustia disse que o saldo atual representa apenas uma pequena parte dos 1,2 milhão de porcos criados na província, uma parte deste país de maioria muçulmana, onde vivem muitos cristãos que geralmente consomem a carne deste animal.

Testes preliminares mostraram que os animais foram infectados com a peste suína clássica, mas novos exames estão sendo feitos para detectar uma possível infecção da peste suína africana.

Nenhuma dessas duas doenças representa um risco para os seres humanos, dizem os especialistas.

Em 2017, uma epizootia da peste suína afetou a província indonésia de Nusa Tenggara Oriental, causando a morte de mais de 10 mil porcos e perdas financeiras significativas para os agricultores locais.

str-agn/pb/ecl/lch/evs/bc/eg/lca

Notícias