Topo
Notícias

Wall Street fecha perto da estabilidade após EUA e China anunciarem acordo comercial

13/12/2019 19h25

Por Lewis Krauskopf

NOVA YORK (Reuters) - Os índices S&P 500 e Dow Jones encerraram o pregão desta sexta-feira próximos à estabilidade, após atingirem recordes no início da sessão, conforme Estados Unidos e China anunciaram um acordo comercial inicial, amenizando tensões que têm abalado os mercados.

O Dow Jones teve variação positiva de 0,01%, para 28.135,38 pontos. O S&P 500 registrou oscilação positiva de 0,01%, para 3.168,8 pontos. E o Nasdaq Composite ganhou 0,2%, para 8.734,88 pontos.

O setor de tecnologia do S&P 500 e o índice Nasdaq --com forte peso de ações de tecnologia-- terminaram em sólido território positivo, com ganhos na Apple fornecendo impulso.

O pregão se mostrou volátil após o anúncio do acordo comercial que reduz algumas tarifas dos EUA em troca de um aumento das compras chinesas de produtos agrícolas norte-americanos. Os EUA concordaram em suspender as tarifas sobre 160 bilhões de dólares em mercadorias chinesas que entrariam em vigor em 15 de dezembro, prazo que foi observado de perto pelos investidores.

"O risco de escalada (da disputa) comercial foi evitado por enquanto, e isso é positivo", disse Sunitha Thomas, consultora regional de portfólio da Northern Trust Wealth Management, em Chicago.

Os investidores também assimilaram a vitória do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, nas eleições gerais do Reino Unido, o que poderia trazer mais clareza à saída planejada do país da União Europeia (UE).

"Recebemos a confirmação hoje de que dois grandes riscos que estavam pesando no mercado por todo o ano foram alivados, pelo menos por enquanto", disse Thomas.

Notícias