Topo
Notícias

Johnson expressa oposição a 2º referendo sobre independência da Escócia

13/12/2019 16h45

Londres, 13 dez (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, voltou a dizer nesta sexta-feira, em conversa por telefone com a premiê escocesa, Nicola Sturgeon, que é contra a realização de um segundo referendo sobre a independência da Escócia.

Um porta-voz de Downing Street informou que o chefe de governo britânico expressou a Sturgeon seu "compromisso inquebrável com o fortalecimento da união".

A líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), que obteve 48 dos 59 assentos reservados para a Escócia no Parlamento britânico nas eleições realizadas na quinta-feira passada, antecipou que revelará na semana que vem uma nova proposta para convocar um referendo.

Em 2014, 55% dos escoceses consultados escolheram permanecer no Reino Unido, mas Sturgeon argumenta que o Brexit mudou as circunstâncias políticas, motivo pelo qual pretende realizar uma nova votação.

Johnson "deixou claro que mantém oposição a um segundo referendo na Escócia e está do lado da maioria dos escoceses, que não querem a volta da divisão e da incerteza", comentou o porta-voz.

O premiê britânico, eleito com maioria esmagadora nas urnas, acredita que "o resultado do referendo de 2014 foi decisivo e deve ser respeitado. EFE

Notícias