Topo
Notícias

Fotos de satélite mostram nova atividade na base espacial norte-coreana

13/12/2019 08h56

Seul, 13 dez (EFE).- Imagens de satélite capturadas nesta semana e analisadas por especialistas nesta sexta-feira mostram uma nova atividade na base de lançamento de satélites da Coreia do Norte em Sohae, onde no último sábado, o regime testou um motor de projétil em um momento de renovadas tensões.

As fotos, tiradas na última quarta-feira, mostram um caminhão com cerca de 10 metros de comprimento junto a um dos depósitos de propulsor e oxidante para projéteis perto da bancada de testes do motor, de acordo com a análise realizada pelo site especializado "38north".

Esse mesmo veículo já foi detectado em Sohae - perto da fronteira com a China -, alguns dias antes do teste realizado pelo regime, no último sábado, onde acredita-se ter testado um motor de combustível líquido.

Especialistas também indicaram a possível presença de um guindaste, embora a resolução limitada da imagem impeça uma avaliação definitiva.

Após os últimos testes de armas e o aumento do tom de Pyongyang devido à falta de progressos no diálogo sobre desnuclearização com os Estados Unidos, teme-se que o exército norte-coreano possa fazer em breve um lançamento de míssil.

As negociações sobre o desarmamento permanecem paralisadas desde a fracassada cúpula de Hanói, em fevereiro, onde Washington viu um número insuficiente de ativos nucleares que Pyongyang propôs desmantelar e se recusou a suspender as sanções. EFE

Notícias