Topo
Notícias

Rússia expulsa diplomatas alemães

12/12/2019 08h34

Ação ocorre depois de a Alemanha ter expulsado diplomatas russos, na semana passada, devido ao assassinato de um cidadão georgiano em Berlim. Procuradores alemães alegam que há evidências de envolvimento de Moscou.O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou o embaixador alemão nesta quinta-feira (12/12) para comunicar que dois diplomatas da Alemanha serão expulsos de Moscou.

O gesto é uma retaliação ao caso dos dois oficiais russos que haviam sido expulsos, na semana passada, pela Alemanha, devido a uma possível conexão com o assassinato de um cidadão georgiano e ex-comandante checheno, em Berlim.

"Como medida de retaliação, o lado russo decidiu declarar dois funcionários da embaixada alemã na Rússia 'personae non gratae'", divulgou o governo russo em um comunicado.

A Alemanha, por meio de um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, disse que a ação "envia um sinal equivocado e é injustificada”. Alegou, ainda, que a Rússia não teria colaborado com as investigações referentes ao assassinato.

Procuradores alemães assumiram a investigação da morte de Zelimkhan Khangoshvili, de 40 anos, depois de concluírem que evidências apontavam para o envolvimento dos governos russo ou checheno. Os russos negam qualquer participação.

Khangoshvili teria trabalhado para a Ucrânia e também para a Rússia durante a Segunda Guerra da Chechênia, entre 1999 e 2009, e foi morto em agosto, baleado em plena luz do dia em um parque do bairro de Moabit, na capital alemã.

Nesta semana, o presidente russo, Vladimir Putin, alegou que a vítima era um "bandido” e um "assassino", e que a Rússia repetidamente pediu à Alemanha - sem sucesso - que ele fosse extraditado.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse nesta quinta que a vítima teve, segundo a polícia russa, "participação em graves e sangrentos atos terroristas e em assassinatos em massa" na Rússia.

GB/dw/ap/rtr/dpa

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | App | Instagram | Newsletter

Notícias