Topo
Notícias

Reforma da Previdência da França afetará novos trabalhadores a partir de 2022

11/12/2019 08h44

Por Dominique Vidalon

PARIS (Reuters) - A reforma da Previdência proposta pelo presidente francês, Emmanuel Macron, afetará diretamente as pessoas que integrarem a força de trabalho a partir de 2022, mas a transição para um sistema universal baseado em pontos para aqueles que já trabalham pode ser adiada até 2035, disse a mídia francesa nesta quarta-feira.

Greves do setor público contra a reforma entraram no sétimo dia nesta terça-feira, quando o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentará os detalhes da reforma do sistema de pensões, que oferece alguns dos benefícios de aposentadoria mais generosos do mundo.

Na terça-feira, Philippe disse a parlamentares do partido governista que não há anúncios mágicos que possam persuadir os sindicatos mais radicais do país a descartarem suas exigências para que a reforma seja abandonada.

O governo torce para criar benefícios tangíveis com um sistema universal baseado em pontos para dividir aqueles sob o novo regime daqueles que se recusam a abdicar dos antigos privilégios, alguns deles de séculos atrás, dizem analistas.

A rádio France Inter noticiou que o sistema afetará jovens que entrem no mercado de trabalho a partir de 1º de janeiro de 2022, e que a partir desta data haveria uma pensão mínima de 1 mil euros por mês para aqueles que tiveram uma carreira completa.

Macron está determinado a simplificar um sistema que comporta mais de 40 planos diferentes. Ele diz que um sistema único por pontos seria mais justo, dando a todo pensionista direitos iguais para cada euro com que contribuiu.

Mas os sindicatos dizem que Macron quer privar os trabalhadores de benefícios conquistados a duras penas para equilibrar o orçamento estatal.

Notícias