Topo
Notícias

Mercado de diamantes vai continuar desaquecido em 2020, diz Bain

Thomas Biesheuvel

11/12/2019 08h05

(Bloomberg) -- O excesso de oferta que achata os preços no mercado de diamantes deve durar mais um ano, segundo a consultoria Bain & Co.

Os estoques acumulados provavelmente serão reduzidos no início de 2020, mas o mercado levará algum tempo para se recuperar completamente, disse a Bain em relatório divulgado na quarta-feira. O financiamento de bancos para intermediários do setor - que compram gemas brutas para cortar e polir - deve continuar a cair em 2020, disse a consultoria.

"A primeira e mais forte oportunidade do setor para se reequilibrar e retomar o crescimento será 2021", disse a Bain, acrescentando que a oferta poderia cair 8% naquele ano.

A indústria de diamantes enfrenta um excesso de oferta que reduz os preços e as margens de lucro. Com a menor oferta de crédito, os intermediários têm maior dificuldade para obter ganhos.

Na terça-feira, a De Beers reduziu o plano de expansão de produção de diamantes nos próximos dois anos, o que sugere que as maiores mineradoras estão respondendo à fraca demanda.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Notícias