Topo
Notícias

GPA vê vendas brutas do Assaí em R$50 bi até 2022, expande atacarejo para Colômbia

Corredor do Assaí varejista  - Por Gabriela Mello
Corredor do Assaí varejista Imagem: Por Gabriela Mello

11/12/2019 18h06

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - O GPA espera que a unidade de atacarejo Assaí atinja vendas brutas de 50 bilhões de reais até o final de 2022, conforme a empresa dona das bandeiras Pão de Açúcar e Extra continua o processo de expansão orgânica.

A companhia prevê abertura de 20 novas lojas por ano no Brasil até 2021, e vê potencial para converter cerca de 25 hipermercados Extra para o formato Assaí, que será expandido para a Colômbia em 2020, afirmou o presidente-executivo do grupo, Peter Estermann, nesta quarta-feira.

"Vamos abrir nossa primeira loja Assaí fora do Brasil para testes", disse Estermann a jornalistas antes de encontro com investidores. Ele acrescentou que a primeira loja Assaí na Colômbia terá cerca de 5 mil metros quadrados e estará bem posicionada para competir com outros grupos no segmento no país.

A abertura acontecerá depois do GPA concluir uma oferta para comprar ações da Éxito, como parte de estratégia de reestruturação de ativos latino-americanos de seu controlador, o grupo francês Casino.

O Assaí teve vendas brutas de 21,6 bilhões de reais nos nove primeiros meses de 2019 e a expectativa é que encerre o ano com cerca de 30 bilhões de reais.

Estermann disse que o GPA vai incorporar os resultados da Éxito a partir do próximo ano, o que deve impulsionar lucro, vendas brutas e Ebitda de 2020. "Seremos uma companhia com mais de 70 bilhões de reais em receita bruta e 150 mil funcionários na América do Sul", disse o executivo.

No Brasil, o GPA deverá manter o ritmo de expansão orgânica do Assaí, enquanto retoma conversões de hipermercados Extra para o formato de atacarejo. O grupo atualmente tem mais de 100 hipermercados no país, dos quais 25 têm potencial de se tornar lojas Assaí entre 2020 e 2021, disse Estermann.

O presidente do GPA afirmou também que a companhia vai retomar a expansão orgânica da bandeira Pão de Açúcar, com abertura de 10 novos supermercados e 50 novas lojas de conveniência da marca Minuto Pão de Açúcar.

"Nos últimos cinco anos, aceleramos a expansão do Assaí e mantivemos uma posição mais defensiva nas outras bandeiras para ajustar nosso portfólio de lojas e melhorar a lucratividade. Agora estamos prontos para expandir o Pão de Açúcar de novo", explicou Estermann.

O GPA ainda espera concluir um programa de conversão de dois anos envolvendo 178 supermercados Extra em lojas Mercado Extra e Compre Bem até o fim de junho de 2020. "Depois podemos começar a avaliar formas de expandir o Compre Bem em termos orgânicos a partir do segundo semestre", disse o presidente do GPA.

Em comércio eletrônico, o GPA espera que as vendas dobrem em 2020, apoiadas pela adição de vendedores terceiros à plataforma da empresa no primeiro semestre. O ritmo de crescimento deve superar a expansão de mais de 40% verificada na área este ano.

O GPA planeja investir 1,8 bilhão de reais em 2020, principalmente em aberturas orgânicas de lojas, conversões e tecnologias para fortalecer sua operação de comércio eletrônico.

Notícias