Topo
Notícias

Ataque a posto militar no Níger mata 70 soldados

11/12/2019 16h30

Niamey, 11 dez (EFE).- Mais de 70 soldados das Forças de Defesa e Segurança do Níger (FDS) morreram em violentos combates que começaram ontem à noite e que continuaram nesta quarta-feira no país, após o ataque de um grupo terrorista a um quartel na cidade de Inates, informaram fontes militares à Agência Efe.

Os combates também deixaram cerca de 50 mortos entre os terroristas. Ainda não se sabe a que grupo eles pertencem.

Tudo indica que os criminosos, fortemente armados, tenham chegado ao Níger pelo vizinho Mali - a fronteira fica a cerca de 100 quilômetros de Inates.

Segundo a fonte, os terroristas chegaram discretamente em pequenos grupos, usando motos e caminhonetes. Quando cercaram o quartel, começaram a atirar de todos os ângulos. Graças ao efeito surpresa, eles conseguiram invadir o local.

"Perdemos nada menos que 70 soldados nos confrontos, e cerca de 30 estão desaparecidos", disse a fonte, que também ressaltou que o comandante do quartel, Hassane Anoutab, também está entre os mortos.

Os terroristas roubaram todas as armas e munições que encontraram e incendiaram o quartel antes de fugirem, deixando para trás os corpos dos colegas mortos.

Esta foi a segunda vez em seis meses que o mesmo quartel em Inates foi alvo de um ataque terrorista: em julho, 18 soldados morreram em uma ação parecida.

Assim como vem ocorrendo no Mali, o terrorismo parece se propagar em diversas partes do território do Níger, ameaçando a estabilidade do país, um dos mais pobres da região do Sahel e de toda a África. EFE

Notícias