Topo
Notícias

Rio conclui plantio de mudas na Floresta dos Atletas

10/12/2019 14h48

A prefeitura do Rio de Janeiro concluiu hoje (10) o plantio da Floresta dos Atletas, no Parque Radical de Deodoro, na zona oeste da cidade. O espaço recebe as 13.725 mudas de 207 espécies da Mata Atlântica, promessa feita durante a Olimpíada Rio 2016. O evento marca a revitalização da área degradada nas últimas décadas.

O trabalho teve início no dia 25 de setembro e contou com a participação do ginasta olímpico Diego Hypólito, que ganhou medalha de prata nas competições de solo de ginástica artística na Olimpíada Rio 2016.

O atleta também participou nesta terça-feira da conclusão do plantio das mudas. "É importante relembrar os momentos olímpicos e a questão do meio ambiente. Pegamos nos Jogos Olímpicos as sementes e, agora, é plantar e imaginar que daqui a alguns isso vai ser uma floresta. Isso tudo pode ser muito benéfico para nossa sociedade", disse.

Atletas olímpicos, representantes de clubes, alunos da rede municipal de ensino, de projetos sociais e estudantes de universidades, e comunidade participaram do plantio  - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na cerimônia de abertura da Olimpíada Rio 2016, atletas depositaram, em pequenos tubos, sementes de 207 espécies da Mata Atlântica, representando o número de países que participaram da competição. Foi a primeira Olimpíada a ter um compromisso ambiental.

A subsecretária municipal do Legado Olímpico, Patrícia Amorim, lembrou que o fim do plantio conclui o compromisso feito na cerimônia durante a abertura dos Jogos Rio 2016: o de criar a Floresta dos Atletas. "Agora é esperar que elas cresçam e deem frutos. O esporte dá mais um pontapé nesse caminho para o futuro, que é plantar árvores, porque derrubar árvores é muito simples e fácil".

Para investir os R$ 3 milhões necessários para o plantio das mudas na área de cinco hectares, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente utilizou "compensações ambientais". Trata-se de mecanismo legal de contrapartida para que empresas, cujas atividades causem impacto ao meio ambiente, compensem os danos plantando árvores em áreas determinadas pela secretaria.

Notícias