Topo
Notícias

Liquidação de operações do mercado elétrico tem R$8 bi em aberto em outubro, diz CCEE

10/12/2019 11h59

SÃO PAULO (Reuters) - A liquidação do operações do mercado elétrico teve cerca de 8 bilhões de reais em aberto em outubro, de um total de 9,94 bilhões cobrados junto aos agentes que operam no segmento, disse a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta terça-feira.

Dessa forma, a liquidação, que promove pagamentos e recebimentos entre as empresas que atuam no mercado elétrico, movimentou 1,93 bilhão de reais.

Do valor não pago, 7,93 bilhões de reais devem-se a liminares que protegem algumas elétricas de custos relacionados ao chamado risco hidrológico (GSF) na operação de suas usinas e 80 milhões de reais representam outros valores em aberto na liquidação.

Os agentes que possuem decisões judiciais vigentes para não participarem do rateio da inadimplência oriunda de liminares do GSF perceberam adimplência próxima de 85%; e os agentes amparados por decisões que determinam a incidência regular das normas perceberam adimplência de 12%, segundo a CCEE.

Não houve recursos para efetivar os pagamentos aos agentes que não estão beneficiados por decisões judiciais, acrescentou a câmara.

A operação, realizada pela CCEE, envolveu 8.528 agentes, sendo 980 devedores e 7.548 credores.

(Por Roberto Samora)

Notícias