Topo
Notícias

Avião militar chileno desaparece com 38 pessoas a bordo

10/12/2019 00h50

Santiago, 10 dez 2019 (AFP) - Um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo desapareceu nesta segunda-feira após partir da cidade de Punta Arenas, no extremo austral do Chile, com destino a uma base na Antártica, informou a Força Aérea chilena (FACH).

"A Força Aérea do Chile informa que uma aeronave C130 Hércules decolou às 16H55 (local) da cidade de Punta Arenas para a base Antártica Presidente Eduardo Frei (...) com 38 pessoas".

"A bordo do C130 Hércules viajavam 38 pessoas, sendo 17 tripulantes da aeronave e 21 passageiros", segundo o comunicado.

A FACH declarou "estado de alerta por perda das comunicações" e ativou uma operação de resgate com aeronaves e navios da Marinha chilena.

O presidente Sebastián Piñera se declarou "consternado" com o desaparecimento do avião militar e anunciou que viajará a Punta Arenas para monitorar a busca pela aeronave.

"Vamos com o ministro @Gblumel (Gonzalo Blumel, ministro do Interior) consternados com desaparição de avião Hércules da FACH com 38 passageiros que viajava rumo à Antártica de Punta Arenas. De lá, junto ao ministro da Defesa (Alberto Espina), monitoraremos busca e envio de equipes de resgate", tuitou o presidente.

O avião que decolou na base aérea de Chabunco em Punta Arenas (3.016 km ao sul de Santiago) realizava trabalho de apoio logístico e transportava pessoal para a revisão do oleoduto flutuante de abastecimento de combustível da base na Antártica e tratamento anticorrosivo das instalações.

msa/lr

Notícias