Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Zoológico de Berlim apresenta dois filhotes gêmeos de panda

Meng Xiang e Meng Yuan nasceram em 31 de agosto no zoológico de Berlim - Hannibal Hanschke/Reuters
Meng Xiang e Meng Yuan nasceram em 31 de agosto no zoológico de Berlim Imagem: Hannibal Hanschke/Reuters

Em Berlim

09/12/2019 10h19

O zoológico de Berlim apresentou hoje suas duas novas estrelas, os dois primeiros pandas gêmeos nascidos na Alemanha, no final de agosto, batizados de Meng Yuan e Meng Xiang.

Como reza a tradição chinesa, os dois mamíferos, dois machos, foram nomeados 100 dias após seu nascimento, e foram apresentados à imprensa pelo prefeito de Berlim, Michael Müller, e pelo embaixador chinês, Wu Ken.

Meng Xiang ("Sonho desejado") e Meng Yuan ("Sonho realizado") nasceram em 31 de agosto no zoológico, após inseminação artificial para aumentar as chances de fecundação. Pesam quase seis quilos cada.

Os visitantes do zoológico de Berlim, um dos dois zoológicos da cidade, juntamente com o Tierpark, não poderão ver os dois filhotes até que se familiarizem com o ambiente.

Juntamente com seus pais, a fêmea Meng Meng ("Sonho pequeno") e o macho Jiao Qing ("Pequeno tesouro"), que vivem em Berlim desde junho de 2017, são os únicos espécimes dessa espécie na Alemanha.

A transferência para Berlim há dois anos desses dois pandas gigantes, considerados tesouros nacionais na China, faz parte da estratégia da "diplomacia dos pandas" estabelecida por Pequim para manter boas relações com seus parceiros.

A China enviou esses "embaixadores" especiais para apenas uma dúzia de países.

Normalmente, os filhotes nascidos no exterior são enviados para a China em três ou quatro anos.

O zoológico de Berlim paga cerca de US$ 1 milhão (cerca de 4 milhões) por ano à China pelos animais adultos. Essa quantia, segundo Pequim, é reinvestida em projetos de proteção de pandas.

Notícias