Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Venda de bilhetes do metrô para Réveillon do Rio começa hoje

Queima de fogos no Réveillon na Praia de Copacabana, zona sul do Rio  - Paulo Carneiro/Agência O Dia/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Queima de fogos no Réveillon na Praia de Copacabana, zona sul do Rio Imagem: Paulo Carneiro/Agência O Dia/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

09/12/2019 10h28

Começam a ser vendidos hoje os 158 mil cartões especiais para o Réveillon do Rio de Janeiro. Até o dia 25 de dezembro, a compra pode ser feita de 10h às 21h, em seis estações do metrô: Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico. A partir do dia 26, a venda será realizada somente nas bilheterias especiais da estação Carioca, também das 10h às 21h.

Em relação ao ano passado, serão disponibilizados 5.000 cartões a mais. Ainda assim, a concessionária MetrôRio recomenda que os bilhetes sejam comprados o quanto antes, já que, em 2018, eles se esgotaram no dia 30 de dezembro.

O cartão de ida e volta será vendido por R$ 9,20. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 4,60, mesmo valor da tarifa comum do metrô. O limite de compra é de até dez cartões por pessoa.

No dia 31 de dezembro, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte) e o sistema de pagamento por aproximação (NFC). Eles só poderão ser utilizados nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde serão aceitos até as 23h59m.

Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, os cartões da RioCard e o pagamento com tecnologia NFC voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro de 2020.

Festa na praia de Copacabana

Para ir até a praia de Copacabana, ponto mais famoso do Réveillon carioca, os passageiros deverão escolher, no ato da compra do cartão, um horário de embarque entre cinco faixas de horário — entre 19h e meia-noite. Já na volta, o embarque será realizado sem horário fixo, da meia-noite até as 5h.

O MetrôRio recomenda que os clientes deem preferência à estação Siqueira Campos, no bairro de Copacabana, para reduzir filas na ida e na volta da festa.

Veja abaixo quais cartões devem ser usados em cada horário de embarque:

19h às 20h - cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);
20h às 21h - cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);
21h às 22h - cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);
22h às 23h - cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);
23h à 0h - cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);
0h às 5h - cartão cinza.

Gratuidades

Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos de idade acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Com a apresentação do documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no metrô.

Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.

Quem tiver qualquer dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.

Notícias