Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

"Mudanças climáticas existem?", questiona diretora da Agricultura

do UOL

Do UOL, em São Paulo

09/12/2019 19h19

Durante apresentação ao presidente Jair Bolsonaro nesta manhã, uma diretora do Ministério da Agricultura pontuou que mudanças climáticas podem não existir. Mariane Crespolini, que está à frente do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, declarou que há pesquisadores de credibilidade que defendem que o fenômeno não seja real.

Introduzida pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, Crespolini iniciou a apresentação sobre sistemas produtivos no país afirmando que o agronegócio brasileiro "é o mais sustentável no mundo".

Ao tratar do impacto do aquecimento global — que está em pauta na 25º Conferência do Clima (COP-25) das Nações Unidas, em Madri —, Crespolini fez o questionamento.

"E aí, presidente, mudanças climáticas existem? Acho que a gente está em uma discussão radinho de pilha. Tem muito pesquisador bom, de credibilidade, que mostra que não existe. Mas o barulho que a opinião pública e alguns jornalistas estão fazendo é quase um Rock in Rio", afirmou ela.

A diretora, que disse mais de uma vez ao longo da apresentação ser pecuarista no norte do Mato Grosso, declarou que, independentemente da resposta, o Brasil segue uma cartilha a ser aprovada por aqueles que acreditam na existência do fenômeno.

"Aí eu coloquei uma reflexão: se elas existem ou não, presidente, nós temos resultados para quem acredita. Então, o Brasil tem a solução para isso. Absorção de gases de efeito estufa dessa tecnologia, presidente, é só o benefício", continuou.

Também acompanharam a apresentação os ministros da Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).

Notícias