Topo
Notícias

EUA pede a Conselho de Segurança da ONU reunião sobre Coreia do Norte

09/12/2019 17h32

Washington, 9 dez 2019 (AFP) - Os Estados Unidos pediram ao Conselho de Segurança da ONU, nesta segunda-feira (9), que convoque uma reunião esta semana para abordar o risco de uma "escalada nas provocações" da Coreia do Norte, após seus "recentes lançamentos de mísseis".

O encontro deve fornecer informação "sobre os fatos recentes na península coreana, incluindo os recentes lançamentos de mísseis e a possibilidade de uma escalada nas provocações" de Pyongyang, disse um porta-voz do Departamento de Estado americano.

O governo Donald Trump não quis, porém, organizar uma reunião do conselho dedicada aos direitos humanos no país asiático. Este encontro estava previsto para terça-feira, mas o porta-voz não especificou se o debate sobre os lançamentos de mísseis será no mesmo dia.

Após multiplicar, nos últimos meses, os disparos de mísseis de curto e médio alcance (minimizados por Trump), o regime de Kim Jong-un anunciou, no domingo (8), que havia realizado "um teste muito importante" de sua base de lançamento de satélites de Sohae.

A tensão cresce entre Pyongyang e Washington, com declarações que remontam aos desencontros de 2017, antes de os Estados Unidos e a Coreia do Norte experimentarem uma aproximação sem precedentes com três encontros históricos entre Kim e Trump.

"Kim Jong-un é muito inteligente e tem muito a perder, se agir de maneira hostil", advertiu o presidente americano no domingo.

Kim Yong-chol, que liderou as negociações para os norte-coreanos até o fracasso da cúpula de Hanói em fevereiro, ironizou hoje as declarações de Trump, chamando-o de "idoso impaciente" e "errático".

fff/leo/gma/lda/tt

Notícias