Topo
Notícias

Autoridade norte-coreana chama Trump de 'velho impaciente'

09/12/2019 14h30

Seul, 9 dez 2019 (AFP) - Uma importante autoridade norte-coreana acusou, nesta segunda-feira, o presidente americano Donald Trump de "blefar" e o chamou de "velho impaciente", em um novo pico de tensão em torno das negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte.

Pyongyang estabeleceu um prazo para Washington reativar as negociações paralisadas desde fevereiro antes do final do ano e ameaçou adotar um "novo rumo" - não especificado - se não receber uma oferta aceitável.

Trump, por sua vez, disse que a opção de ação militar ainda está sobre a mesa, ao mesmo tempo que minimizou as ações de Pyongyang, dizendo que Kim Jong Un não "interferiria" nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

"Eu ficaria surpreso se a Coreia do Norte agisse de forma hostil", disse Trump no sábado.

Mas Kim Yong Chol, que ocupava o ministério norte-coreano das Relações Exteriores até o fracasso da cúpula de Hanói, criticou as afirmações de Trump, a quem chamou de "velho descuidado e errático".

"Isso naturalmente indica que Trump é um velho impaciente", disse ele, acrescentando: "A partir dessas palavras e expressões, podemos ver como ele está irritado agora", comentou Kim Yong Chol, atualmente presidente do Comitê de Paz da Ásia e Pacífico, em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial KCNA.

Ri Su Yong, vice-presidente do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, alertou Trump contra o uso de uma linguagem abusiva.

Antes de falar, o presidente dos Estados Unidos deveria "pensar duas vezes se não quiser ver consequências catastróficas", afirmou.

A Coreia do Norte aumentou as tensões nos últimos meses com uma série de declarações e testes de armamentos.

sh/tom/rbu/wai/mb/lb/mr

Notícias