Topo
Notícias

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

08/12/2019 15h06

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter depois do anúncio de um teste militar feito por Pyongyang, na costa ocidental da península.

Segundo a Coreia do Norte, o teste foi realizado "sucesso" da base de lançamento de satélites de Sohae. De acordo com a KCNA, a agência oficial do regime de Pyongyang, os resultados vão permitir uma mudança do "status estratégico" da Coreia do Norte. "Kim Jong-un é inteligente, assinou um acordo importante sobre a desnuclearização, e não deseja estragar sua relação privilegiada com o presidente dos Estados Unidos ou interferir nas eleições presidenciais americanas de novembro", reagiu o presidente americano no Twitter.

Trump ainda ressaltou que o regime de Kim Jong-un tem um grande potencial econômico, mas deve abandonar seus programas nucleares. "A OTAN, a China, a Rússia, o Japão e o mundo inteiro concordam com isso", disse. No sábado, Trump comemorou, em declarações à imprensa em Washington, seu "bom relacionamento" com o líder norte-coreano. "Acho que queremos que as coisas continuem como estão. Ele sabe que tenho eleições em breve", afirmou.

Localizada na costa noroeste da Coreia do Norte, a base de Sohae, também conhecida pelo nome de TongChang-ri, estava no centro das discussões diplomáticas, das quais participaram Pyongyang, Seul e Washington, há mais de um ano. Durante uma cúpula organizada em Seul, em setembro de 2018, Kim prometeu fechar a instalação de Sohae. Em março, os satélites detectaram alguns trabalhos que estavam sendo realizados nessa base para uma "rápida reconstrução".

Discussões estão paralisadas

As negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte vivem um impasse, apesar do acordo histórico assinado em junho de 2018 entre os dois países. Na ocasião, o regime norte-coreano aceitou desmantelar instalações balísticas. Mas a última cúpula ocorrida em Hanói, no Vietnã, em fevereiro, foi um fracasso. Recentemente, os norte-coreanos declararam que, na ausência de concessões americanas, o país mudaria de estratégia. Isso significa a retomada de teste de mísseis intercontinentais e nucleares.

Pyongyang quer que Washington apresente uma proposta para retomar as negociações de paz antes de 31 de dezembro. No sábado, entretanto, duas declarações confirmaram que a tensão está aumentando.
"A situação atual na península coreana é grave", consideraram os presidentes dos EUA e da Coreia do Sul (Moon Jae-in), em uma conversa por telefone, segundo a imprensa sul-coreana. Além disso, o embaixador norte-coreano nas Nações Unidas, Kim Song, afirmou que "a questão da desnuclearização já não está mais sobre a mesa de negociações".

(Com informações da AFP)

Notícias