Topo
Notícias

Diversidade rítmica e de temas marca Festival de Música da Nacional FM

08/12/2019 14h02

Os vencedores da 11ª edição do Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília foram anunciados na noite deste sábado (7). A edição deste ano foi marcada pela diversidade musical e de ritmos e pelo recorde de participação do público na votação pela internet. Os artistas foram escolhidos por especialistas e ouvintes da Rádio Nacional FM, em oito categorias. No total, 229 músicas foram inscritas para participar do evento realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília 2019 - Marcello Casal JrAgência Brasil

A música mais votada pelo público na internet foi Trem Nordestino, de Luiz Theodoro e Mário Theodoro. "A música fala um pouco das coisas e da gente do Nordeste. E, principalmente, desta ideia de uma região que é um pouco o paradoxo do Brasil. O Nordeste, talvez, seja a região que melhor define o Brasil com suas dificuldades e suas alegrias, com sua arte forte", disse Mário.

Idealizador e coordenador do festival, o gerente de produção e programação da Rádio Nacional, Carlos Senna, destacou a diversidade rítmica e temática das músicas inscritas. Segundo ele, o nível de qualidade das composições tem melhorado ano a ano, consolidando a importância do evento. "Tanto que, este ano, a participação do público na internet foi recorde, ultrapassando os 30 mil votos. O número de acessos ao site onde as músicas estão disponíveis foi enorme", disse Senna.

Outras categorias

Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília 2019 - Marcello Casal JrAgência Brasil

A Capivara Brass Band faturou a categoria Melhor Arranjo pela composição Melina Gruv, que homenageia as influências da cultura afro em geral e da música negra em particular. Formado exclusivamente por instrumentos de metal e bateria, o grupo também venceu a categoria Melhor Intérprete Instrumental.

Arranjador da canção, o trombonista Bruno Portella disse à Agência Brasil que ficou surpreso com o resultado. "Ter ganho este prêmio no meio de tanta gente boa, de pessoas que, para mim, são referências, é importantíssimo. Fiquei surpreso. Não esperava", declarou Portella, dedicando o prêmio ao maestro Joel Barbosa, seu professor na Escola de Música de Brasília, um centro de educação profissional público, vinculado à Secretaria de Educação do Distrito Federal. "Quero homenageá-lo por ele manter o curso de arranjo, que é gratuito, com muita raça. E parabenizar o festival. Um evento deste é muito importante para a cena cultural, para a cena musical do Distrito Federal e para a arte."

Já a categoria Melhor Intérprete Vocal ficou com a cantora, compositora e violonista Litieh. Natural de Pirinópolis (GO), a artista vive em Brasília há 20 anos e destaca o papel da Rádio Nacional para a divulgação da cultura do Distrito Federal e da música nacional. "Com certeza, esta é uma premiação especial. Fiquei surpresa e muito feliz, pois já estou há dez anos neste caminho e é lindo, uma honra, receber a distinção de um prêmio de melhor intérprete e ainda dividir o palco com artistas que admiro muito."

Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília 2019 - Marcello Casal JrAgência Brasil

O prêmio de Melhor Música Instrumental foi para Voa Zeppelin, de Marcelo Lima. Tatá Weber venceu a categoria Melhor Música com Letra, com a canção Quarta-Feira, e Túlio Borges a de Melhor Letra, com O Pão. Doze finalistas se apresentaram durante a premiação, no teatro da Caixa Cultural. A empolgação do público ao ouvir a música Baião de Lá garantiu a Márcio França e Rodrigo Souto o prêmio de Torcida Mais Animada.

Os vencedores das quatro principais categorias de melhores músicas e intérpretes voltam a subir no palco da Caixa Cultura, às 19h, de hoje (8), para um show extra, onde terão a oportunidade de mostrar um pouco mais de seus trabalhos. É possível ouvir as 12 músicas finalistas no site das rádios da EBC.

Festival

Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília 2019 - Marcello Casal JrAgência Brasil

Consolidação de um antigo projeto da emissora, a primeira edição do Festival Música Nacional FM foi realizada em 2009. A iniciativa já está consolidada no cenário cultural de Brasília, o que provoca a mobilização de toda a cadeia produtiva musical da cidade, como compositores, cantores, músicos, arranjadores e os estúdios de gravação.

Na primeira fase da competição deste ano, um corpo de jurados composto por especialistas selecionou as 50 melhores canções dentre as 229 inscritas. Durante três meses, estas 50 obras selecionadas foram executadas diariamente na programação da Rádio Nacional FM. Neste mesmo período, os ouvintes puderam votar pela internet em suas músicas preferidas. A seleção popular somou ao todo mais de 16 mil votos e selecionou as 12 canções finalistas.

Notícias