Topo
Notícias

Ônibus-chuveiro em Hamburgo lembra que limpeza é dignidade

07/12/2019 13h28

Visando reconectar moradores de rua à sociedade, o Duschbus da associação GoBanyo nasceu da experiência de um jovem sem-teto. Veículo com chuveiros e sanitários é financiado por crowdfunding.A partir deste sábado (07/12) os moradores de rua de Hamburgo poderão tomar banho num veículo modificado para abrigar instalações sanitárias. O "Duschbus" (ônibus-chuveiro) é financiado pela iniciativa de crowdfunding GoBanyo, que angariou mais de 168 mil euros em seis semanas.

A ideia partiu de um jovem alemão que se conectou com diversas organizações para fundar a entidade sem fins lucrativos GoBanyo. Ele já foi sem-teto, sendo forçado a utilizar sanitários das estações de trens e chuveiros de piscinas públicas.

De acordo com os organizadores, o projeto atualmente dispõe de fundos para funcionar durante seis meses, e o desafio é manter o ônibus limpo e ativo também no futuro. O site de crowdfunding da associação afirma que "toda pessoa tem o direito de se lavar", e sentir-se sujo impede os moradores de rua de cumprirem compromissos ou tentar melhorar a própria situação.



"Qualquer um que se sinta sujo evita contatos com outras pessoas. Há muita vergonha e é um círculo vicioso. Por isso o Duschbus oferece uma solução e constrói uma ponte de volta à sociedade", explicam os fundadores. Como lembra um vídeo no site, limpeza é dignidade.

O veículo tem três banheiros, cada um equipado com ducha, pia, privada e artigos de higiene, e são fornecidas também roupas limpas. O sistema hidráulico pode ser conectado a hidrantes e esgotos, dois tanques d'água contêm juntos um total de mil litros de água limpa e usada.

O Duschbus ficará estacionado quatro dias por semana, durante cinco horas, em três diferentes locações de Hamburgo, atendendo diariamente 30 usuários. Um grupo de voluntários o dirige e fornece assistência. Segundo dados oficiais, há pelo menos 2 mil sem-tetos na cidade no norte da Alemanha, mas especialistas estimam que os números reais são mais elevados.

AV/kna,dpa

Notícias