Topo
Notícias

COP-25: Lula critica atuação de Bolsonaro em problemas ambientais no Brasil

22.nov.2019 - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura do 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, região central da capital paulista, na noite de ontem (22). 22/11/2019 - Foto: VILMAR BANNACH/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - VILMAR BANNACH/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
22.nov.2019 - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura do 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, região central da capital paulista, na noite de ontem (22). 22/11/2019 - Foto: VILMAR BANNACH/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Imagem: VILMAR BANNACH/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Nayara Figueiredo

São Paulo

07/12/2019 16h59

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta para ser lida neste sábado, 7, aos participantes da 25ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP-25), que ocorre em Madri, na Espanha.

No documento, publicado no site oficial do PT, Lula relembra políticas ambientais adotadas durante os anos de gestão federal petista e critica o atual governo do presidente Jair Bolsonaro. "É um governo que já demonstrou em palavras, gestos e ações que não respeita a democracia, os direitos humanos e muito menos o meio ambiente, como o mundo pode comprovar nos recentes incêndios que atingiram a Amazônia ou no criminoso descaso diante do desastre causado pelo derramamento de óleo na costa do nordeste brasileiro", disse.

Para o petista, "governos como esse (de Bolsonaro) representam uma agenda destrutiva, individualista e concentradora de riqueza, que havíamos superado na América Latina". Lula destaca que a conferência deveria ser realizada no Brasil, mas foi "boicotada" pelo "governo de extrema direita que atuou pela sua transferência para outro país, antes mesmo de tomar posse". A COP-25 chegou a ser transferida para o Chile, mas o país vizinho não pode realizar o evento em razão dos protestos que ocorrem contra o governo local. A terceira opção, então, foi a Espanha.

Quanto à gestão de seu partido, o ex-presidente ressaltou na carta que o PT contribuiu para o enfrentamento das mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que promovia respeito ao meio ambiente e à biodiversidade brasileira. "Durante 13 anos reduzimos 59% o ritmo de desmatamento na Amazônia junto com os governos estaduais temos 114 unidades de conservação de florestas tropicais protegendo 59 milhões de hectares de florestas nativas e áreas indígenas nelas existentes", pontuou.

O período em que o ex-presidente permaneceu preso na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR) também foi citado no documento. O petista agradeceu pelas "diversas mobilizações e declarações de solidariedade organizadas pelo movimento sindical internacional", diante da "prisão injusta" a qual foi submetido.

Segundo comunicado no site oficial do PT, a carta de Lula foi lida pelo secretário do meio ambiente da CUT Nacional, Daniel Gaio, durante um ato realizado em frente à embaixada do Chile, em Madri, contra a política neoliberal do presidente chileno Sebastian Piñera.

Notícias