Topo
Notícias

Menor procura por voos para Argentina e Chile derruba demanda por passagens internacionais da Gol

Aeronave da Gol - Divulgação
Aeronave da Gol Imagem: Divulgação

06/12/2019 19h37

SÃO PAULO (Reuters) — A forte baixa na demanda por assentos em voos internacionais ajudou a puxar uma queda na taxa de ocupação das aeronaves da Gol em novembro, em movimento pressionado por menor procura por voos para Argentina e Chile, informou a companhia nesta sexta-feira.

A empresa aérea afirmou que sua oferta total de assentos em novembro cresceu 6,4% sobre um ano antes; enquanto a demanda aumentou 3,8%. Com isso, os passageiros preencheram 80,7% dos assentos disponíveis, queda de 2 pontos percentuais.

O movimento foi puxado pelas operações internacionais, com a taxa de ocupação das aeronaves caindo 3,3 pontos ano a ano, para 72,8%, após a demanda despencar 13,2%, enquanto a oferta caiu 9,3%.

O recuo aconteceu em meio à escalada do dólar, com alta de 5,77% em novembro, e em meio à crise econômica na Argentina e onda de protestos, algumas vezes violentos, no Chile.

No mercado brasileiro, a oferta de assentos pela Gol cresceu 8,9% em novembro, no comparativo anual, ao passo que a demanda evoluiu 6,3%, fazendo a taxa de ocupação dos aviões recuar 2 pontos, a 81,7%.

Mais cedo, a rival Azul divulgou aumento de 30,6% na demanda total de passageiros em novembro ante o mesmo mês de 2018 e alta de 32,5% na oferta. A combinação implicou em queda de 1,2 ponto percentual na taxa de ocupação da companhia aérea no período, para 82,4%.

(Por Aluísio Alves)

Notícias