Topo
Notícias

Estudante opositor do governo russo é condenado à prisão

06/12/2019 14h23

Moscou, 6 dez (EFE).- A justiça da Rússia condenou nesta sexta-feira o estudante e blogueiro Yegor Zhukov, um dos rostos dos protestos antigovernamentais realizados no meio deste ano, a uma pena de prisão suspensa de três anos por apelos ao extremismo.

"Reconhecer a culpa de Zhukov em cometer o crime previsto na segunda parte do artigo 280 do Código Penal russo (convocações públicas para o extremismo através da internet) e impor uma pena de prisão suspensa de três anos", disse a juíza Svetlana Ujnaliva, lendo a sentença em meio a grande expectativa.

A pena de prisão suspensa prevê que o condenado só será levado para a cadeia caso não cumpra uma série de determinações durante um período probatório, que dura de 12 a 36 meses. Além disso, o juiz proibiu o estudante de fazer trabalhos relacionados com a administração de websites durante dois anos.

O Ministério Público havia pedido para Zhukov uma condenação a quatro anos de prisão. De acordo com a acusação, a culpa do aluno da Escola Superior de Economia foi totalmente comprovada durante o julgamento.

Anteriormente, o Comitê Preventivo Russo havia encerrado o processo criminal contra Zhukov, de 21 anos, por participar de tumultos em massa em Moscou, mas manteve as acusações contra ele por fazer apelos ao extremismo em seu canal no YouTube, algo que o jovem e sua defesa negaram em todos os momentos.

Os advogados do estudante classificaram as acusações como "absurdas" e pediram ao tribunal para depurar o seu cliente, detido em 2 de agosto e mantido em prisão preventiva após ter participado de protestos não autorizados em apoio a candidatos da oposição proibidos de participar das eleições municipais de Moscou, em 8 de setembro.

O Conselho dos Direitos Humanos, ligado ao Kremlin, considerou a decisão do tribunal "equilibrada". "Yegor agora poderá continuar estudando e trabalhando, o que é muito importante", declarou o presidente da entidade, Valeri Fadeev, que completou dizendo que levá-lo para a cadeia seria uma decisão errada.

Centenas de pessoas, incluindo celebridades, foram para a entrada do tribunal para acompanharem a leitura da sentença do blogueiro para demonstrar apoio. EFE

Notícias