Topo
Notícias

Veneza deve ter nova inundação no domingo

22/11/2019 13h03

VENEZA, 22 NOV (ANSA) - Ainda se recuperando das inundações da semana passada, o centro histórico de Veneza, na Itália, deve ter uma nova "acqua alta" no próximo domingo (24).   

O Centro de Previsões de Marés da Prefeitura projeta uma cheia de até 140 centímetros acima do nível médio da água para as 8h45, índice que é suficiente para alagar 59% do centro histórico da cidade.   

Entre os dias 12 e 17 de novembro, Veneza registrou quatro marés superiores a 140 centímetros (187, 144, 154 e 150) e passou quase a semana inteira alagada. As inundações provocaram danos de 1 bilhão de euros, segundo o prefeito Luigi Brugnaro, e reacenderam o alerta sobre o futuro da cidade.   

O centro histórico se distribui por ilhas situadas na Lagoa de Veneza, que sofre regularmente com a "acqua alta". Mais comum entre o fim do outono e o início do inverno europeu, esse fenômeno ocorre quando o nível do Mar Adriático sobe e invade as águas da lagoa, inundando a cidade.   

As marés são influenciadas pelo ciclo lunar e por fenômenos meteorológicos, como tempestades e o vento de siroco, uma corrente de ar quente proveniente do deserto do Saara, mas fatores como o aquecimento global e o assoreamento do solo lagunar também contribuem para as enchentes.   

Um projeto iniciado em 2003, o "Mose", prevê a construção de um complexo e caro sistema de comportas para evitar a "acqua alta", no entanto as obras caminham a passos lentos devido a escândalos de corrupção e só devem ser concluídas em 2021. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias