Topo
Notícias

Vândalos roubam ônibus para saquear lojas em Bogotá

22/11/2019 18h03

Bogotá, 22 nov (EFE).- Um grupo de vândalos roubou nesta sexta-feira um ônibus do Sistema Integrado de Transporte Público (SITP) para saquear um supermercado no sul de Bogotá durante novos distúrbios derivados dos protestos do dia anterior contra o presidente Iván Duque.

O incidente aconteceu nos arredores de um hospital, onde um grande número de pessoas começou a arremessar pedras e outros objetos em direção a um ônibus. Após o motorista ser retirado, roubaram o veículo durante um confronto com a polícia.

Em vídeos divulgados nas redes sociais é possível ver dezenas de vândalos, muitos encapuzados, nas janelas do ônibus que seguia rumo ao supermercado. Enquanto saqueavam o estabelecimento, a polícia chegou para controlar a população. Fontes policiais confirmaram que o ônibus foi recuperado pelas autoridades minutos depois.

Desde cedo, o sistema de transporte público de veículo leve sobre pneus TransMilenio foi bloqueado por pessoas que não permitiram o percurso dos automóveis em várias estações de Bogotá e do município de Soacha.

Devido aos bloqueios, membros do Esquadrão Móvel Antidistúrbios da Polícia (ESMAD) chegaram a um dos locais do incidente e foram atacados por pedras e outros objetos. Os agentes responderam com gás lacrimogêneo, mas os manifestantes só se dispersaram devido a uma forte chuva. Esse panorama se repetiu em outras partes da cidade.

De acordo com o prefeito da capital, Enrique Peñalosa, os distúrbios causaram um prejuízo de 20 bilhões de pesos (R$ 104 milhões). Para evitar novos surtos de violência, o governante decretou a lei seca a partir do meio-dia de hoje até o mesmo horário de sábado. EFE

Notícias