Topo
Notícias

Governo dos EUA aplica sanções contra Irã por censura à web

22/11/2019 18h52

WASHINGTON, 22 NOV (ANSA) - O governo dos Estados Unidos aplicou nesta sexta-feira (22) novas sanções contra o Irã, desta vez por causa da censura à internet durante manifestações contra o aumento do preço da gasolina.   

As medidas atingem o ministro das Comunicações do país persa, Mohammad Javad Azari Jahromi. Segundo o secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, o dirigente participou da "política de ampla censura" na web.   

"Os responsáveis iranianos sabem que uma internet livre e aberta ameaça sua legitimidade", acrescentou Mnuchin. As sanções congelam todos os eventuais ativos de Jahromi sob jurisdição americana.   

Os protestos no Irã começaram há uma semana, após a decisão do governo de retirar subsídios à gasolina, cujo preço subiu 50% em questão de horas.   

Segundo a Anistia Internacional, mais de 100 pessoas morreram na repressão às manifestações. A repercussão dos atos, no entanto, foi limitada pelo bloqueio imposto pelo governo aos serviços de internet.   

Autoridades iranianas chegaram a culpar "funcionários dos EUA" pelos protestos, enquanto Washington condenou o uso de força letal contra os manifestantes. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias