Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Caso Rhuan: Justiça nega recurso para absolver acusadas de matar o garoto

Rhuan Maicon da Silva Castro, 9, foi assassinado pela mãe no Distrito Federal - Reprodução/Facebook
Rhuan Maicon da Silva Castro, 9, foi assassinado pela mãe no Distrito Federal Imagem: Reprodução/Facebook
do UOL

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL

22/11/2019 14h42

O Tribunal de Júri de Samambaia, no Distrito Federal, negou na última terça-feira recurso para absolver a mãe do menino Rhuan Maycon da Silva Castro, Rosana Auri da Silva Cândido, e a companheira dela, Kacyla Pryscila Santiago Damasceno Pessoa. Elas são acusadas de matar o garoto de nove anos, em 31 de maio. A decisão cabe recurso.

A defesa do casal buscava derrubar a decisão que determina o julgamento do caso por um júri popular. Rosana e Kacyla foram denunciadas pelos crimes de homicídio qualificado, tortura, ocultação e destruição de cadáver, lesão corporal gravíssima e fraude processual. O promotor do Ministério Público incluiu como agravante do crime o motivo torpe, a forma cruel e a impossibilidade de defesa da vítima.

Na sentença, o juiz Fabrício Castagna Lunardi disse que está convencido de que as acusadas cometeram o crime e que existem todos os indícios necessários para que ocorra o júri popular e que não vai aplicar o "in dubio pro reo", que prevê o benefício da dúvida em favor do réu.

O crime

As mulheres estão presas desde o dia do crime. Segundo o promotor Tiago Dias Maia, o assassinato foi cometido de forma premeditada. Elas planejaram como matar e ocultar o corpo da criança. A dupla esperou Rhuan dormir, Rosana deu uma facada no peito da criança e depois desferiu mais 11 golpes com o objeto. Kacyla ajudou a companheira, segurando o garoto.

Após as 12 facadas, a mãe decapitou o filho ainda com vida, de acordo com a denúncia. As duas separaram partes do corpo, tentaram queimar parte dele em uma churrasqueira, mas não tiveram sucesso e decidiram dividir as partes do corpo em uma mala e duas mochilas.

Na denúncia, o promotor explica que a mãe tinha um "sentimento de ódio" em relação ao filho por conta da família paterna. O pai do garoto, Maycon Douglas Lima de Castro, separou-se de Rosana após o nascimento de Rhuan. Após a separação, a mãe do menino fugiu do Acre e não entrou mais em contato com os familiares.

Com a namorada, Rosana morou em Sergipe, Goiás e no Distrito Federal. Maycon acionou a Justiça e obteve a guarda provisória de Rhuan em novembro de 2015. Apesar da decisão, o pai jamais conseguiu localizar o filho. A família paterna divulgou nas redes sociais a foto do garoto e pedia informações sobre o paradeiro dele, mas nunca obteve sucesso.

Vizinhos acionaram a polícia

Segundo o MP, a mãe jogou a mala com partes do corpo de Rhuan em um bueiro próximo à casa onde ocorreu o crime. O ato gerou desconfiança de vizinhos, que acionaram a polícia antes que o casal conseguisse ocultar as duas mochilas.

O MP também pontuou o crime de tortura e lesão corporal cometidos contra Rhuan. Segundo a denúncia, o garoto "foi submetido a um intenso sofrimento físico e mental, enfrentou desprezo e privações". A vítima teve o pênis decepado um ano antes de ser morto e não frequentava a escola.

No documento enviado à Justiça, o promotor também pede a manutenção da prisão preventiva, além da quebra do sigilo telefônico das mulheres. Ele também pede que exames psicológicos sejam feitos no casal que, em defesa, alegou sofrer de insanidade mental.

Notícias