Topo
Notícias

#21: Planalto, Congresso ou STF: quem dá as cartas na política brasileira?

do UOL

Do UOL, em São Paulo

22/11/2019 04h00

Na 21ª edição do Baixo Clero, podcast de política do UOL, os blogueiros Josias de Souza, Tales Faria e Leonardo Sakamoto analisam o comportamento do Executivo, do Legislativo e do Judiciário em meio à crise pela qual o país atravessa. Quem dá as cartas de fato na República? Existe uma disputa por protagonismo entre os poderes?

As reformas estruturantes propostas pelo governo e votadas pelo legislativo, as discussões no STF sobre prisão em segunda instância e sobre a legalidade de uso de dados financeiros sigilosos sem autorização da Justiça, dentre outros casos recentes, testam a harmonia entre os poderes e o próprio conceito de presidencialismo de coalização.

Para Josias de Souza, na prática o que existe é uma disputa de egos dentro de um "presidencialismo de trincheira". "As estrelas dessa disputa são o Jair Bolsonaro, no Executivo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, no Legislativo, e o presidente do Supremo, Dias Toffoli, no Judiciário. Então o presidente não compõe alianças. Ele escolhe súditos e elege os seus adversários", disse.

De acordo com Tales, no "mundo real do poder, Bolsonaro não está dando as cartas". "O Congresso está fazendo o que ele quer em termos de aprovação de projetos", avaliou. Já Sakamoto acredita que os então ditos superministros, como Paulo Guedes, na Economia, e Sério Moro, na Justiça, imitam o comportamento do presidente da República e não ajudam na articulação com os outros poderes. "Você vê o Moro numa condição muitas vezes patética, falando coisas que nunca falou", afirmou.

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts.

Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Notícias