Topo
Notícias

GM processa Fiat por esquema de suborno a sindicato nos EUA

do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

21/11/2019 18h13

A General Motors abriu processo nos Estados Unidos contra a Fiat Chrysler Automobiles por corrupção em negociações trabalhistas. Segundo a GM, o falecido ex-presidente da FCA, Sergio Marchionne, teria autorizado propinas para concessões e vantagens em negociações relacionadas a acordos trabalhistas junto ao sindicato automobilista norte-americano (United Auto Workers - UAW).

A GM moveu seu processo sob as leis norte-americanas de extorsão. De acordo com a montadora, isso deu à FCA uma vantagem injusta em despesas trabalhistas. Marchionne ainda teria conspirado com o UAW para assumir a GM por meio de uma fusão anteriormente.

As alegações da GM estão vinculadas a uma investigação federal de corrupção em andamento, que levou a 13 acusações criminais e 11 acusações de culpa entre ex-executivos da FCA e líderes do UAW - um dos quais ocupava um assento no conselho da GM.

De acordo com a GM, ações da FCA corromperam a implementação do acordo de negociação salarial em 2009, assim como a implementação e negociação dos acordos para 2011 e 2015 com a UAW.

O processo é aberto em um momento que a FCA trabalha para se fundir com o grupo francês PSA e negocia um contrato trabalhista de quatro anos com o UAW.

"Estamos tão surpresos com este documento quanto com seu conteúdo neste momento", disse a FCA em comunicado.

"Só podemos assumir que isso pretende interromper nossa fusão proposta com a PSA, bem como nossas negociações com o UAW. Pretendemos nos defender vigorosamente contra esse processo sem mérito e buscar todos os recursos legais em resposta a ele".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias