Topo
Notícias

Ucrânia expressou preocupação com retenção da ajuda dos EUA em julho

20/11/2019 22h12

Washington, 21 Nov 2019 (AFP) - A Ucrânia manifestou preocupação com a retenção da ajuda americana em julho, antes do que se sabia até agora, o que significa que Kiev estava ciente do congelamento no momento de uma polêmica ligação telefônica com o presidente Donald Trump, disse uma autoridade do Pentágono nesta quarta-feira.

Laura Cooper, a autoridade do Pentágono responsável pelo país, testemunhou ao Congresso que a Ucrânia contatou em 25 de julho, no mesmo dia em que Trump falou com seu homólogo Volodymyr Zelensky em uma ligação que desencadeou uma investigação de impeachment.

Sob juramento perante o Comitê de Inteligência da Câmara, Cooper disse que recebeu e-mails em 25 de julho dizendo que a embaixada ucraniana em Washington e o Comitê de Relações Exteriores da Câmara estavam perguntando sobre a assistência.

"Eu diria que, especificamente, a equipe da embaixada ucraniana perguntou: 'O que está acontecendo com a assistência de segurança ucraniana?'", disse Cooper.

Perguntada pelo representante Adam Schiff se os ucranianos estavam "preocupados", Cooper respondeu: "Sim, senhor".

Trump é acusado de reter ajuda indevidamente e de propiciar uma cúpula com Zelensky enquanto pressionava a Ucrânia para iniciar uma investigação sobre seu adversário Joe Biden.

Trump no telefonema pediu a Zelensky "um favor". Os defensores de Trump argumentaram, em parte, que seu esforço não foi impróprio, pois a Ucrânia não sabia sobre a retenção da ajuda.

Kurt Volker, o enviado especial dos EUA para a Ucrânia, disse que não estava ciente do congelamento da ajuda até o Politico publicar um artigo, no final de agosto.

Cooper disse que sua equipe recebeu os emails em 25 de julho e que ela não havia sido informada pessoalmente sobre eles até que fez uma pesquisa em preparação para sua aparição no congresso.

sct/ec/db

Notícias