Topo
Notícias

Síria derruba mísseis israelenses sobre Damasco

20/11/2019 00h54

Damasco, 20 Nov 2019 (AFP) - A defesa antiaérea da Síria derrubou nesta quarta-feira mísseis lançados de "aviões israelenses" contra a capital, Damasco, informou a imprensa estatal.

"À 01H20 (20H20 Brasília) desta quarta-feira aviões israelenses (...) atacaram alvos nas proximidades da cidade de Damasco com um certo número de mísseis", afirmou a agência oficial de notícias Sana, citando fontes militares.

"Nossa defesa antiaérea enfrentou este pesado ataque e interceptou os mísseis hostis, e foi capaz de destruir a maioria antes que atingissem os alvos", destacou a Sana.

Um correspondente da AFP em Damasco escutou fortes explosões.

A Sana acrescentou que a agressão foi lançada a partir dos "territórios palestinos e do Líbano".

O Exército hebreu confirmou que "aviões de combate israelenses golpearam uma dezena de alvos militares das forças Al Qods e das Forças Armadas sírias, incluindo (baterias de) mísseis terra-ar, quartéis de comando, depósitos e bases militares".

Segundo Israel, o ataque foi uma resposta ao lançamento de foguetes na véspera contra o território israelense.

É comum que Israel lance ataques aéreos contra o território sírio quando seus aviões estão sobrevoando o vizinho Líbano.

Desde o início da guerra na Síria, em 2011, Israel já lançou centenas de ataques contra o território sírio, alegando que visa alvos iranianos e do grupo radical pró-Irã Hezbollah.

Na manhã desta terça-feira, a defesa antiaérea de Israel disse ter interceptado quatro foguetes lançados do território sírio, o que provocou um ataque de represália.

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos afirmou que os foguetes contra Israel foram lançados de posições próximas a Damasco por grupos aliados ao regime.

mam/rh/ecl/lr

Notícias