Topo
Notícias

Porsche anuncia planos para investir em carros elétricos nos EUA

Patricia de Melo Moreira/AFP
Imagem: Patricia de Melo Moreira/AFP

20/11/2019 07h14

A Porsche planeja ter mais da metade de seus veículos movidos por eletricidade 2025, informou ontem Klaus Zellmer, diretor para América do Norte da montadora alemã, que pretende competir nesse mercado dominado pela Tesla.

"O futuro é elétrico", disse Zellmer durante sua apresentação no salão do automóvel de Los Angeles. "Até 2025, teremos atingido um ponto de inflexão e a Porsche produzirá mais de 50% do seu volume anual ... com bateria ou tecnologia híbrida".

O motor de combustão não está morto, quando temos carros esportivos como o 911", disse ele.

A montadora alemã, subsidiária do grupo Volkswagen, apresentou em setembro seu novo Taycan, o primeiro carro esportivo 100% elétrico da marca, capaz de percorrer de 0 a 100 km / h em menos de três segundos.

Este modelo de luxo é apresentado como uma alternativa ao Tesla, que domina o mercado global de carros elétricos, especialmente nos Estados Unidos, que é o segundo maior mercado da Porsche (mais de 57.000 veículos vendidos em 2018).

A partir de 2021, a Porsche quer lançar uma versão 100% elétrica do famoso caminhão Macan, um modelo que competirá diretamente com o modelo Y de seu rival americano.

"Ele vai atrair muitas pessoas de diferentes segmentos", como fez a Tesla quando entrou no mercado, previu Zellmer.

Na China, o principal mercado da Porsche, onde também enfrenta a concorrência da Tesla, que acaba de abrir uma fábrica no país, Zellmer acredita que o principal obstáculo para o mercado de veículos elétricos são as limitadas possibilidades limitadas de carga.

"Considerando uma megalópole de 20 milhões de pessoas, onde as pessoas moram em arranha-céus, o desafio é recarregar o carro", disse o executivo. "Nossas estatísticas mostram que 90% do tempo de carregamento é feito em casa ou no trabalho".

Notícias