Topo
Notícias

Congresso dos EUA aprova resolução de apoio a Hong Kong

20/11/2019 21h47

Washington, 21 Nov 2019 (AFP) - O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira por maioria esmagadora uma resolução que apoia os manifestantes anti-China em Hong Kong, um texto que agora deve ser promulgado pelo presidente Donald Trump.

A Lei de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong foi adotada pela Câmara de Representantes por 417 votos contra um, um dia depois de que o Senado a aprovou por unanimidade.

A norma requer que o presidente dos Estados Unidos revise anualmente o status econômico especial que Washington outorga à ex-colônia britânica, atualmente um território chinês semiautônomo.

Trump, que não disse se a assinará ou não, pode vetá-la. No entanto, o forte apoio dos senadores implica que um eventual veto poderia ser anulado na Câmara alta.

A Câmara também aprovou por ampla maioria uma legislação aprovada pelo Senado que proíbe a venda de gases lacrimogêneos, balas de borracha e outros equipamentos utilizados pelas forças de segurança de Hong Kong.

Estas normas geram um potencial conflito entre as duas superpotências econômicas que poderia pôr em risco um importante acordo comercial em negociação há meses.

Na manhã desta quarta-feira, após a votação unânime do Senado, Pequim alertou sobre "fortes contramedidas" se o projeto se tornasse lei, e convocou o encarregado de negócios americano interino, William Klein, para apresentar uma crítica.

elc-mlm/ad/lda/db

Notícias