Topo
Notícias

Buttigieg será destaque do debate presidencial democrata nos EUA após ascensão no Iowa

20/11/2019 10h53

Por James Oliphant e Simon Lewis

ATLANTA (Reuters) - O pré-candidato presidencial democrata Pete Buttigieg, que assumiu a liderança das pesquisas recentes no Estado norte-americano do Iowa, estará sob os holofotes nesta quarta-feira, quando 10 dos principais postulantes à indicação do partido debaterão em Atlanta.

O quinto debate da disputa pela escolha do desafiante do presidente republicano Donald Trump na eleição de novembro de 2020 provavelmente também contará com mais um confronto a respeito da melhor maneira de ampliar a cobertura do sistema de saúde, já que a senadora Elizabeth Warren será obrigada a defender seu plano Medicare for All.

O debate democrata acontece a 11 semanas da primária inaugural do Iowa, no dia 3 de fevereiro, aumentando a pressão sobre pré-candidatos em posições medianas ou inferiores, como as senadoras Amy Klobuchar e Kamala Harris, que precisam causar impacto antes que seu tempo se esgote.

O número de participantes diminuiu em relação aos 12 do embate do mês passado. O ex-deputado Beto O'Rourke, do Texas, desistiu da corrida, e o ex-secretário da Habitação Julian Castro perdeu sua chance devido ao endurecimento dos critérios de qualificação do Comitê Nacional Democrata.

         Os debatedores também podem ser questionados a respeito de duas outras pessoas que não estarão no palco: Deval Patrick, ex-governador do Massachusetts que entrou no páreo na semana passada, e Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York que cogita uma candidatura por não ter certeza de que alguns dos concorrentes atuais consegue derrotar Trump.

Pesquisas nacionais de opinião recentes sobre a disputa democrata pela Casa Branca vêm apontando para uma batalha entre o ex-vice-presidente moderado Joe Biden, Warren e o senador Bernie Sanders, estes dois últimos considerados líderes progressistas.

Mas Buttigieg, prefeito moderado de 37 anos de South Bend, em Indiana, liderou duas sondagens recentes no Iowa, Estado vital na largada da campanha das primárias, apesar das dúvidas a respeito de sua relativa inexperiência e sua incapacidade de conquistar o eleitorado afro-norte-americano.

"Esta será a vez de Buttigieg sob os holofotes, e é melhor que ele esteja preparado para o pior", disse Aaron Kall, diretor do debate na Universidade do Michigan. "Biden e Warren foram prejudicados nos debates anteriores por não estarem preparados para os ataques".

Embora Buttigieg tenha ascendido no Iowa majoritariamente branco, vem sendo atormentado por questionamentos sobre seu relacionamento com a comunidade negra de South Bend, já que demitiu o primeiro chefe de polícia negro da cidade em 2012 e foi alvo de manifestantes no início deste ano depois que um policial baleou um negro.

Notícias