Topo
Notícias

Williams, do Fed, diz que riscos à economia dos EUA ainda são negativos

19/11/2019 11h44

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve está com a taxa de juros no nível apropriado para a economia dos Estados Unidos, mas os riscos para a perspectiva econômica ainda são negativos, disse nesta terça-feira o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams.

"Acho que algumas dessas questões, com a inflação ainda abaixo da meta, ainda estamos vendo alguma piora na perspectiva global, eu estou definitivamente mais atento aos riscos negativos", disse Williams a repórteres após um evento do mercado de capitais em Washington.

Mais cedo, Williams fez coro a seus colegas no banco central dos Estados Unidos ao descrever a política monetária como em uma boa posição, com a economia norte-americana "exatamente onde gostaríamos que estivesse".

O Federal Reserve votou por 8 a 2 para cortar os juros em 0,25 ponto percentual na sua reunião de outubro, deixando a taxa de empréstimo em um intervalo ente 1,50% e 1,75%.

Foi o terceiro corte de juros este ano, mas o Fed deixou claro que só reduzirá a taxa outra vez caso haja uma deterioração material na perspectiva econômica dos EUA.

Falando sobre o que seria necessário para que o Fed reconsidere a pausa no ciclo de redução de juros, Williams disse a repórteres que é importante que o banco central não reaja exageradamente a dados individuais, mas que acompanhe as tendências.

"Esses são fatores globais ou outras coisas estão fazendo com que a economia dos EUA desacelere mais do que o esperado e desacelere abaixo da tendência de crescimento em uma base recorrente? Isso seria um argumento para alguma acomodação. Similarmente, se a inflação se movesse para a direção errada sustentadamente, isso seria um argumento para considerar mais acomodação."

(Por Lindsay Dunsmuir)

Notícias