Topo
Notícias

Professores universitários sequestrados há 3 anos em Cabul são libertados

19/11/2019 10h36

Cabul/Islamabad, 19 nov (EFE).- A Universidade Americana do Afeganistão (AUAF) celebrou nesta terça-feira a libertação de dois de seus professores, um americano e outro australiano, sequestrados há três anos pelo Talibã, em Cabul.

"A AUAF foi informada de que foram libertados", disse à Agência Efe a diretora interina da universidade, Diana Sedney, sem fornecer mais detalhes.

Em comunicado, a instituição expressou satisfação com a libertação dos professores Kevin King, cidadão americano de 60 anos, e Timothy Weeks, australiano de 48 anos.

"A comunidade da AUAF compartilha o alívio das famílias de Kevin e Timothy e está ansiosa para dar todo o apoio possível a eles seus familiares", disse.

Em agosto de 2016, os professores viajavam em um veículo a caminho de sua residência na capital afegã, a cerca de 3 quilômetros do centro da cidade, quando foram atacados por um grupo de homens vestidos com uniformes da polícia.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, também comemorou a libertação dos professores e reivindicou seu papel no processo de mediação com o Talibã, onde supostamente trocou os dois reféns por três insurgentes.

"Como parte da comunidade internacional que vem trabalhando para trazer a paz e acabar com o sofrimento do povo afegão, o Paquistão apoiou e facilitou plenamente essa libertação", disse Khan.

O premier espera que a libertação dos professores abra caminho para as negociações de paz entre o Talibã e o governo do Afeganistão, depois que os Estados Unidos cancelaram o diálogo com os insurgentes em setembro.

Até o momento, nem as autoridades afegãs com os talibãs confirmaram oficialmente a libertação dos professores ou dos três insurgentes.

Há uma semana, o Afeganistão anunciou que libertaria três líderes do Talibã, incluindo o filho do fundador da facção conhecida como rede Haqqani, depois de consultar os EUA em troca da liberdade de professores. EFE

Notícias