Topo
Notícias

CNH digital ganha aviso de recall, vencimento e consulta sobre infrações

Divulgação
Imagem: Divulgação
do UOL

do UOL, em São Paulo

19/11/2019 10h34

O Ministério da Infraestrutura anunciou novidades para a Carteira Digital de Trânsito (CDT). Entra as novas funcionalidades, o aplicativo da CDT vai avisar o condutor sobre o vencimento do documento, recall do automóvel e pemitirá consultar infrações no nome do usuário. O anúncio foi feito ontem em São Paulo, na cerimônia de abertura do Salão Duas Rodas.

"Nessa nova plataforma, além de ter acesso a funcionalidades que já existem, como a verificação de multas, esse filtro de multas poderá ser feito por veículo ou por condutor. Os avisos de recall também estarão disponíveis. Mais da metade dos avisos de recalls no Brasil não são efetivados por falta de comunicação ou dificuldade do condutor para tomar conhecimento daquele recall. E isso é significativo para a segurança do condutor", o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa.

No caso do recall, o alerta é emitido para o proprietário atual, conforme bases de dados dos sistemas de trânsito. Cerca de 43% dos chamamentos de recall no Brasil, hoje, não são atendidos, segundo dados do Denatran.

O aplicativo, desenvolvido pelo Serpro, está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e na App Store. Ele funciona inclusive sem internet, desde que o condutor já tenha feito o download de sua carteira de habilitação e do documento de registro e de licenciamento do carro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

(Com informações da Agência Brasil)

Notícias