Topo
Notícias

Irã excede limite de água pesada e volta a violar termos do acordo nuclear, diz AIEA

18/11/2019 15h14

Por Francois Murphy

VIENA (Reuters) - O Irã violou mais um limite do acordo nuclear fechado com grandes potências ao acumular pouco mais de 130 toneladas de água pesada, uma substância usada em um tipo de reator que está desenvolvendo, relatou a agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira.

A restrição relativa à água pesada é a mais recente que o Irã desrespeita para protestar contra os Estados Unidos, que no ano passado se retiraram do pacto e impuseram sanções rígidas ao país

Os EUA dizem que sua "pressão máxima" forçará o Irã a negociar um acordo mais amplo, que também incluirá seu papel em conflitos no Oriente Médio. O Irã afirma que não conversará até que as sanções sejam suspensas.

França, Reino Unido e Alemanha estão divididas entre tentar salvar o pacto fragilizado e reagir às violações iranianas.

A água pesada não é tão sensível quanto o urânio, que o regime está enriquecendo em uma quantidade e nível de pureza que ultrapassam os limites estabelecidos pelo acordo de 2015, mas o pacto diz que o Irã não deveria ter mais água pesada do que precisa, uma quantidade estimada em 120 toneladas métricas.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse em um relatório a seus países-membros, obtido pela Reuters, que em 16 de novembro foi informada pelo Irã de que "seu estoque de água pesada excedeu 130 toneladas métricas".

A AIEA disse que no dia seguinte "verificou que a Usina de Produção de Água pesada (HWPP) está em operação e que o estoque de água pesada do Irã é de 131,5 toneladas métricas".

Após a reportagem da Reuters, a AIEA emitiu um comunicado confirmando as conclusões.

Notícias