Topo
Notícias

Diesel recua nos postos após 10 altas semanais consecutivas; gasolina sobe

18/11/2019 20h18

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os preços médios do diesel nos postos brasileiros caíram levemente na semana passada, após uma série de dez altas semanais consecutivas, apontaram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta segunda-feira.

Nas bombas, o preço médio do diesel --combustível mais comercializado do Brasil-- caiu 0,08% na semana passada, ante a semana anterior, para 3,715 reais por litro.

As persistentes altas do diesel nos postos ocorriam apesar da Petrobras ter realizado cortes no combustível de cerca de 1,5% em 25 de outubro e de aproximadamente 3% em 1º de novembro. Desde então, a estatal tem mantido os preços estáveis.

Já a gasolina subiu pela terceira semana seguida para 4,407 reais por litro, avanço de 0,11%, apesar de um longo período sem alteração no preço médio do combustível nas refinarias brasileiras.

A última mudança no preço médio das cotações da Petrobras para a gasolina foi há mais de 50 dias, em 27 de setembro, com alta de cerca de 2,5%.

A Petrobras tem reiterado que sua política de preços para a gasolina e o diesel segue os princípios da paridade de importação, formada pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias.

O repasse dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final nos postos não são imediatos e ainda dependem de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

O etanol, concorrente direto da gasolina nas bombas, subiu 0,6% na semana passada, para 2,963 reais por litro.

(Por Marta Nogueira)

Notícias