Topo
Notícias

Testamos: Peugeot Expert é utilitário mais luxuoso que muito carro nacional

Não é só a cara que é de 3008: a plataforma da Expert também é a mesma do SUV - Divulgação
Não é só a cara que é de 3008: a plataforma da Expert também é a mesma do SUV
Imagem: Divulgação
do UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo

17/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Furgão está à venda em duas versões, partindo de R$ 99.390
  • Expert pode ser dirigida por qualquer motorista com CNH do tipo B
  • Capacidade de carga é de até 1,5 tonelada e porta corrediça facilita embarque

Puxo a maçaneta e ela abre suavemente, sem fazer muito barulho. Os bancos são retos, mas bem confortáveis e acomodam muito bem o corpo mesmo depois de horas dirigindo. Giro a chave e o som do motor praticamente não é ouvido na cabine. A direção é leve e o câmbio manual tem engates justos e precisos.

O parágrafo acima poderia ser atribuído a qualquer bom automóvel de passeio. Mas na verdade foi meu primeiro contato com a Peugeot Expert.

A van é feita para o trabalho pesado, mas surpreende por ser bastante confortável e até gostosa de dirigir. A fabricante oferece duas versões de acabamento: a Expert Business custa R$ 99.390, enquanto a configuração Business Pack sai por R$ 104.990.

É um automóvel?

Algumas características fazem a Expert ser mais um automóvel do que um utilitário. Veja a posição de dirigir, por exemplo: nada de volante gigante e quase na horizontal. O banco tem encosto reto e não há muito espaço para regulagem de distância, mas você consegue ajustar a altura do assento (de forma milimétrica, como em um carro) e a coluna de direção tem ajuste em altura e profundidade.

Expert 2 - Divulgação - Divulgação
Painel tem boa leitura dos instrumentos e acabamento bom
Imagem: Divulgação

Esse é apenas um dos muitos itens do Expert que não existem em vários automóveis nacionais de categorias mais sofisticadas (e caras). Anote aí: porta-luvas refrigerado, alça no teto com mecanismo de amortecimento, indicador de troca de marcha, alerta de fadiga, vários porta-objetos de todos os tamanhos e tipos, ar condicionado analógico com escala de temperatura, regulagem de altura dos fachos dos faróis, assistente de partida em rampas e até controle de estabilidade. É isso aí: uma van comercial tem ESP, algo que todos os veículos de passeio deveriam contar de fábrica.

O interior tem acabamento de qualidade para um veículo utilitário, embora algumas peças plásticas estivessem desalinhadas. O banco do passageiro pode ser rebatido e no meio existe um prático descansa-braço com um apoio que pode se transformar em uma base para pranchetas - algo muito útil para fazer as anotações dos pedidos que precisam ser entregues no dia, por exemplo.

Expert 3 - Divulgação - Divulgação
Descansa-braço vira uma base para fazer anotações
Imagem: Divulgação

A Expert é feita sobre a plataforma EMP1, justamente a mesma do SUV 3008.

Tem torque

O motor 1.6 turbodiesel da linha BlueHDi entrega 116 cv e torque máximo de 30 kgfm. Apesar de não ser tão forte, ele dá conta do recado.

O motor parece um pouco preguiçoso, mas "desperta" de uma vez só a partir das 2.000 rpm e faz a Expert arrancar com vigor. Trabalha de forma muito silenciosa, especialmente por conta do ótimo isolamento acústico da cabine. Dados divulgados pela Peugeot indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 15,6 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.

Expert 4 - Divulgação - Divulgação
Furgão tem teto com 1,94 de altura, permitindo entrar em garagens
Imagem: Divulgação

A direção eletro-hidráulica é bem leve e facilita as manobras, embora seja necessário esterçar o volante um pouco além do que você está acostumado em um automóvel. Já o câmbio manual de seis marchas tem engates justos e relações de marcha mais curtas.

E pro trabalho?

Mesmo assim é bom lembrar que a Expert é um carro feito para o trabalho pesado. É por isso que o furgão tem carga útil volumétrica de 6,1 metros cúbicos e capacidade de transportar até 1,5 tonelada.

O furgão tem 5,30 metros de comprimento e 1,94 metro de altura, o que ajuda bastante na hora de entrar e sair de estacionamentos cobertos sem correr o risco de raspar o teto. Há uma porta corrediça no lado direito e a tampa traseira possui abertura bipartida com abertura em 90 graus, podendo chegar a até 180 graus.

A Expert é uma opção bastante interessante para empresários. Além de bonita e boa de dirigir, ela oferece uma boa relação custo-benefício e pode ser guiada por qualquer motorista com carteira de habilitação do tipo B.390

Notícias