Topo
Notícias

Polícia de Paris usa gás lacrimogêneo e canhão de água em aniversário de protestos de 'coletes amarelos'

"Coletes amarelos" protestam em Paris no 1º aniversário do movimento - Charles Platiau/Reuters
"Coletes amarelos" protestam em Paris no 1º aniversário do movimento Imagem: Charles Platiau/Reuters

Por Dominique Vidalon

Paris

16/11/2019 13h19

A polícia francesa disparou canhões de água e gás lacrimogêneo em Paris neste sábado, para afastar manifestantes durante ato que marcou o primeiro aniversário de protestos antigovernamentais dos "coletes amarelos".

Manifestantes, muitos vestidos de preto e escondendo o rosto, vandalizaram uma agência bancária do HSBC na Place d'Italie. Eles colocaram fogo em lixeiras e atiraram pedras e garrafas na polícia, enquanto construíam barricadas.

Vários carros foram incendiados. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo e canhão de água. O chefe da polícia de Paris, Didier Lallement, cancelou a permissão para uma manifestação programada por causa da violência.

"Nossa resposta será muito firme. Todos aqueles que estão escondendo o rosto, todos que estão atirando pedras serão chamados para interrogatório", disse ele em entrevista coletiva. "Pessoas que vieram à Place d'Italie para destruir e foram estúpidas o suficiente para ficar, serão convocadas para interrogatório", acrescentou.

Cerca de 105 pessoas foram levadas para interrogatório, segundo ele. Os protestos dos coletes amarelos, nomeados pelas jaquetas de alta visibilidade usadas pelos manifestantes, começaram em novembro de 2018 devido à alta dos preços dos combustíveis e ao alto custo de vida. As manifestações se transformaram em um movimento mais amplo contra o presidente Emmanuel Macron e suas reformas econômicas.

Notícias